Hidratação do Corpo: Água já!!!

Por mais redundante que pareça abordar a importância da água como prática de hábito saudável, é certo que nunca será demais. Frequentemente nos deparamos com pessoas que tem um baixo consumo de água, inclusive nestes dias em que o calor está aumentado. É certo que estas pessoas estejam deficientes de alguns minerais por conta deste baixo consumo. O ideal é que o consumo atinja aproximadamente 2 litros / dia, então a grande dica é: adicionar 1 copo a mais por dia. Planeje-se, pode ser a cada uma semana, a cada mês se for o caso, mas coloque 1 copo de água a mais e verá que em pouco tempo estará atingindo os 2 litros recomendados.

Ela, a ÁGUA, é sinônimo de vida – não é à toa que uma das grandes preocupações do momento é a preservação desse líquido cada dia mais precioso. Economizar água é palavra de ordem da nossa era. Só não vale para um caso: hidratar seu corpo.

Abaixo, estão alguns motivos que fazem da água a nossa melhor amiga.

  • Facilita a Digestão: A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão;
  • Combate o Inchaço: Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, conseqüentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço;
  • Reduz Infecções: Ao se manter hidratado, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo;
  • Regula a Temperatura: Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente;
  • Turbina a performance na malhação: O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões;
  • Desintoxica e previne a celulite: Grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite;
  • Ajuda a emagrecer: Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece;
  • Melhora a absorção dos nutrientes: Vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.